Bom, depois do meu último briefing, recebi algumas críticas. E quero dizer que foi muito revelador.
De fato, em minha pouca experiência em agência, lembro de ter lido uns 2 ou 3 briefings. Sad, but true. As pessoas parecem que têm preguiça em fazer um briefing e muitos têm preguiça de ler também (para não jogar a culpa toda para o atendimento). No meu primeiro emprego em agência eu ajudei minha colega de atendimento a criar um briefing básico para poder repassar para clientes por e-mail. Não é de fato a melhor idéia de adquirir informações, mas muita vezes era o que tínhamos. Não vi um cliente respondendo, mas acho que alguns fizeram (depois de 3 semanas ou mais).
Depois disso, podemos dizer que eu tenho pouca ou quase nenhuma experiência com briefing. Mas um colega do Como é que tá lá, Márcio Mascarenhas resolveu me ajudar e me passou esse briefing básico, que agora divulgo para vocês. Lembrando: nem todas as perguntas são aplicadas a todos os clientes. E o atendimento tem que saber quais são as mais indicadas, básicas, essenciais, enfim. Avaliem do melhor jeito e tirem o melhor que puderem disso.
Esse briefing não é só para atendimentos. Repito: não é só para atendimentos. Leiam, aprendam sobre todas as áreas. Julgo que para uma equipe trabalhar bem, temos que entender todas as áreas da agência, para ninguém sobrecarregar ninguém e para ninguém ficar culpando um ao outro: "a culpa é da criação", "a culpa é do atendimento". Mas para não acabar com minha reputação de diretora de arte, deixa eu colocar a culpa no atendimento só por diversão (e só porque até agora não conheci nenhum atendimento dos sonhos).
O briefing (de Márcio Mascarenhas):
1. Nome da empresa (ex.: Domino's Pizza)
2. Categoria (ex.: Pizzaria Delivery com franquias)
3. Localização (ex.: Lojas de rua e em Shoppings)
4. Existem vários modelos de loja ou existe um padrão?
5. Formas de uso/consumo do produto, por escala de consumo
6. Preços aos canais de distribuição e ao consumidor
7. Composição industrial/matérias-primas (resistência à corrosão e/ou tempo de vida útil do produto)
8. Qual a imagem do produto/serviço no mercado onde já foi instalado?
9. Quais as principais características diferenciadoras, são apenas de economia?
10. Quais os principais pontos positivos deste produto/serviço?
11. Quais os principais pontos negativos deste produto/serviço?
12. Outras influências:
a) ambientais
b) culturais
c) geográficas
Mercado
1. Qual o tamanho do mercado (volume e R$)?
2. Há compra de informações com informante de confiança para que não haja desperdício de esforços?
3. Quais os principais mercados:
a) áreas
b) regiões
c) estados
3. Existem documentos oficiais além dos anexos?
4. Qual a evolução deste mercado?
5. Existe sazonalidade?
Consumidor
1. Defina quem consome/usa o produto:
a) por sexo
b) por classe social
2. Defina hábitos e atitudes dos consumidores em relação ao produto
3. Descreva influências:
a) ambientais
b) culturais
4. Quem compra o produto? Onde compra? Quem decide a compra do produto (masc/fem/adolescente/criança)?
5. Normalmente, como é feita a compra do produto?
Distribuição
1. Quais os canais utilizados?
2. Quantos são?
3. Qual a porcentagem de participação do canal?
4. O que pode ser feito no sentido de que esta distribuição possa ser melhorada?
5. Novos pontos de venda
6. Outros canais
7. Existem restrições?
a) legais
b) éticas
c) politicas
8. Como melhorar e acelerar a venda?
9. Existe manutenção confiável?
10. Quem fornece a manutenção?
11. Como ela é cobrada?
12. E de quem?
13. Existe garantia mesmo que o produto sendo instalado eventualmente de graça?
Preços
1. Quais os preços do produto/serviço e sua relação com ele (baixos, normais, altos, muito altos)?
2. Existem restrições legais para se estabelecer o preço?
3. Se não existem restrições legais, comente a política de preços, para este produto/serviço, critérios utilizados, etc.
4. Qual é a reação do consumidor em relação ao preço deste produto/serviço?
Razões de compra ou instalação do produto/serviço
1. As razões de compra são racionais ou emocionais?
2. Por que o consumidor compra/usa?
3. Quais os benefícios que o consumidor espera deste produto?
Pesquisas
1. Que tipo de pesquisas são/foram realizadas para esse produto/serviço?
2. Dê os principais resultados, mas somente se as informações solicitadas já não tenham sido fornecidas em outro capítulo, ou se a pesquisa estiver sendo anexada a este formulário.
Objetivos de mercado
1. Defina os objetivos de mercado para esse produto/serviço
2. As vendas para se tornarem atrativas ao negócio devem partir de qual patamar mensal de faturamento ( .......%)?
3. Devemos colaborar para que o mercado total aumente nos primeiros 6 meses em ........%?
Objetivos de comunicação
1. Defina os objetivos de comunicação para este produto/serviço:
a) ................... (quantas, que, quais...) pessoas devem passar a conhecer o nosso produto/serviço?
b) ................... (quantas, que, quais...) pessoas devem passar a conhecer o benefício tal de nosso produto/serviço?
c) .................% do mercado deve ser levado a uma atitude favorável de compra ou instalação?
2 Devemos elevar (ou reduzir) o status de nosso produto?
Conteúdo básico da comunicação
1. Qual o conteúdo básico que as peças devem transmitir?
2. Quais os pontos positivos do produto que devem ser ressaltados como benefícios secundários?
3. Quais os pontos negativos que devem ser evitados?
Mídia
1. Quais os meios recomendados? (nivelar por cima ou por baixo?)
2. Qual a verba de veiculação?
3. Qual a verba de produção de mídia?
4. Quais os períodos para veiculação?
6. Quais as praças que devem ter mídia?
7. Qual seria a verba para lobby?
8. Qual a verba para assessoria de imprensa?
Promoção e Merchandising
1. Quais as peças que devem ser desenvolvidas, respectivas quantidades e tamanhos?
2. Qual a verba destinada para estas duas atividades?
E-Commerce
1. Esse produto ou serviço usa esse sistema de vendas?
2. A empresa tem homepage hospedada em algum servidor?
3. Se positivo, qual?
4. Qual a participação do e-commerce no total das vendas nos últimos 6 meses se é que foi utilizado esse meio?
E mais uma coisa que eu gostaria de dizer: leiam o cliente. Vocês, atendimentos, leiam livros sobre linguagem corporal, aprendam sobre o processo criativo. Mesmo qualquer idéia boba do cliente pode servir para criação se bem utilizada. E cabe a vocês saberem o que é isso. Essas brincadeiras que o clientes faz, conversas jogadas fora, tudo isso dá pra traduzir em coisas que o cliente é e gosta. E isso ajuda a criação também. Experiência própria. Seria ótimo para a criação ir junto ao cliente e anotar o que ele tem que anotar e vocês, atendimentos, anotarem o que vocês precisam anotar. Mas a verdade é que não podemos ir, então cabe a vocês se distinguirem desses milhões de atendimentos por aí e fazer algo que realmente se destaque, não só para a agência, como para o cliente. Tenha vontade de ser melhor, sempre (para todos).
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
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4 comentários:
É bem pertinente o autor do brifeing citá-lo, pois aparantemente é o único bem feito que já conseguiu fazer.
Muito bom, parabéns por seu blog. Um ponto de partida ótimo para iniciantes e um ponto de encontro que terá muito conteúdo para renovar as informações de quem já trabalha na área. Há tempos que eu preciso de um modelo de briefing e com certeza esse vai ajudar e muito. Parabéns.
Esqueci de citar existe um livro chamado: Briefing: A Gestão do Projeto de Design (de Peter L. Phillips) que parece ser bem interessante sobre o assunto. Ainda não tive a oportunidade de comprá-lo, mas uma rápida olhada nele dá pra ver que tem muitas respostas sobre o tema em questão.
Muito Legal, vou usar agora inclusive..rs
Estou na primeira semana, na minha primeira oportunidade de estágio em agência.(atendimento)
Como seria esse "atendimento dos sonhos"?!(por favor, me responda!)
adolfo.atendimento@gmail.com
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