Bom. Obrigada pelo comentário de vocês. De forma alguma acho que vocês estão insultando meu trabalho, muito menos minha criatividade. Por isso agradeço as opiniões.
Tenho que ser sincera. Não sei bem por onde começar. Leio seus comentários e não sei bem o que fazer. Tinham razão quando falou que parece primeira idéia e é verdade, era a primeira idéia. E eu já sabia disso que as primeiras idéias podem ser muito melhor trabalhadas. Acho que foi uma recaída. Mas e agora? O que faço? Não nessa peça, mas para melhorar por completo. Sou muito observadora, sempre. Analiso muito as peças que vejo por aí. Mas parece que não estou no caminho certo. Talvez eu esteja avaliando o que já é ruim. E não peça boa. O que faço? Algum curso? Se eu ler algum livro específico eu melhoro? Algum site, alguma dica especial? Não sei por onde começar. Mesmo.
E meu portfólio, vocês já viram? Posso jogar fora? Queria estar com portfólio pronto e impresso até o dia 18 deste mês. O que eu faço?
Help me.
quarta-feira, 4 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Entao Liana...
Primeiro: Relaxa. Nao se desespere. se contente com as suas primeiras ideias. Discuta com seus amigos ou seu dupla. Converse, leia jornal, observe as pessoas.
Repire fundo e vá. Qdo eu comecei, tbm nao era la essas coisas, mas fui metendo a cara mesmo, aprendendo sozinha. Qq coisa, faz um curso de DA na Funyl. E nao reclame tanto de trabalho, pq publicidade,ainda mais no inicio, por mais q pareça, nao tem glamour nenhum. é ralacao mesmo. mas tem que levar com jeito. Facå pecas de varejo criativas. Nao xingue o varejo, pq é o que mais te ensina.
Se é isso que vc quer fazer mesmo, nao desista. Além de ter q ter um tremendo jogo de cintura pra lidar com egos, com prazos (melhor, a falta dele), com clientes bipolares e tudo mais.
Nao existe uma formula pronta pra ser bom.
Não se desespere, vida de publicitário é assim mesmo, num dia nos achamos bons, no outro achamos que somos um farsa.
Bem, se publicidade/criação tivesse uma fórmula pronta, todos seriam publicitários, resolveriam bem os problemas de comunicação perfeitamente sem cursar. Publicidade foi feita pra quebrar
regras, olhar do lado avesso, pensar e repensar e descobrir que as soluções podem estar no óbvio.
Mas acho que você pode agora procurar um curso da funyl, com certeza te dará uma base boa em direção de arte e briefings avaliados para colocar na pasta.
Procure no www.ccsp.com.br o manual do estagiário, nele contem boas dicas de como montar um portfolio e o que devemos fazer para nos colocarmos no mercado. Veja mais referências (colocarei links abaixo), veja a peça e procure entender o briefing e como eles chegaram em tal idéia e se pergunte como eles executaram aquilo.
www.ccsp.com.br/novo
www.ccsp.com.br/anuarios
www.adsoftheworld.com
www.brainstorm9.com.br
www.ccrj.com.br
www.jovenscriativos.com.br
nunca deixaremos você na mão
po você podia mandar o link do seu portfolio e eu posso comentar uma a uma suas peças para lhe ajudar.
abraço e força!
Ai, ai, esse colegas diretores de arte que ficam escrevendo textos enormes vão acabar me botando na rua hehehe.
Bom, acho que primeiro de tudo, não jogue sua pasta fora, ainda que você acredite não ter nela nada que preste. Mesmo que ela não lhe ganhe um espaço em uma grande agência, ela pode sim fazer você crescer muito. Rode sua pasta e faça das grandes agências de Brasília uma oportunidade de melhorar seu trabalho. Em cada uma delas você encontrará profissionais imensamente capacitados (com muito mais experiência do que nós) que podem eventualmente (de acordo com a disponibilidade de horários, é claro) analisar sua pasta e te direcionar para uma melhoria profissional melhor do que qualquer site poderia. Seja humilde, ouça (às vezes é difícil, nem todo mundo vai usar uma linguagem tênue como a nossa), aprenda e depois volte novamente com seu trabalho reformulado e melhor.
Em relação a sua área, siga a proposta do seu blog (Slice and Dice – que acredito basicamente ser quebrar um grupo de informações como uma peça publicitária e analisar cada aspecto da mesma de diferentes pontos de vista.) e tente dar um motivo, uma proposta para cada elemento visual que compõe seus trabalhos. Uma grande professora minha uma vez me disse que não devem existir “gorduras” em uma peça, ou seja, elementos que estejam sobrando ou sem propósito. E não apenas isso, critique e questione o porque de cada elemento estar onde e como está. Acredito esse ser um bom começo.
Tente arranjar uma dupla ou alguém para ajudá-la, “duas cabeças pensam melhor do que uma” já dizia um bom e velho lugar comum. Faça sim cursos, estude, pratique, leia, viva, pense, crie, converse, opine, critique, analise e não só sobre publicidade, pois a criatividade é formada a partir de nosso universo cognitivo, e a base desse são todos os conhecimentos adquiridos por meio de inúmeras experiências apresentadas durante nossas vidas. Mas não espere uma fórmula pronta para ser uma boa publicitária, pois isso com certeza será uma busca sem fim nem resultados.
Não vimos ainda seu portfólio, nem podemos garantir uma análise detalhada de cada peça. Mas podemos sim, tentar ao longo do tempo tentar lhe dar algumas dicas (aquelas que acreditamos ser verdades, pois como falamos, não existem fórmulas) para que você possa se desenvolver nesse meio.
Pra concluir, pois acredito já estar perto de uma monografia sobre a vida publicitária nesse comentário, aproveite para criar peças fantasmas em sua pasta, para mostrar o tão longe que você pode chegar sem a limitação de um cliente. Publicidade foi feita para quebrar regras como disse meu amigo Gabriel. Pensar no incomum, no inédito, naquilo que vai surpreender e ficar marcado na cabeça dos consumidores, além de resolver os problemas de nossos clientes.
E pra criar coisas assim, tem que ralar muito.
Postar um comentário