Comentem sobre o briefing, façam peças, mande para eu postar: participem!
Job: Campanha contra o lixo nas rodovias.
Cliente: Governo Federal
Data: 14.06.09
Qual o cenário?
Apesar do Código de Trânsito Brasileiro proibir qualquer ocupante de um veículo de jogar lixo – ou qualquer objeto pela janela – as rodovias brasileiras sofrem com este péssimo hábito da população. Grande parte dos motoristas e passageiros não se preocupam em guardar o lixo para depositar no local correto em uma parada. Simplesmente arremessam pela janela e não se preocupam com as conseqüências. O artigo 172 do Código prevê que esta é uma infração média e o motorista perde 4 pontos na carteira além de ser penalizado com multa de R$ 85,12. Porém, a dificuldade em flagrar o ato faz com que pouquíssimos motoristas sejam punidos por esta infração.
A malha viária federal brasileira possui 196.093,6 km. Estima-se que mensalmente sejam jogadas nas rodovias entre 900 e 1200 toneladas de lixo. O acúmulo de lixo aumenta o risco de acidentes, obstrui a drenagem das rodovias e coloca animais em risco, pois estes são atraídos pelo odor de restos de comida. Segundo o jornal O Estado de São Paulo, somente no Sistema Anchieta-Imigrantes, nos últimos 3 anos, o número de animais mortos nas estradas subiu 58,3%, em grande parte, motivado pela sujeira nas estradas.
De acordo com a concessionária Ecovias – uma das principais concessionárias de rodovias do país - o perfil de quem suja as rodovias mudou nos últimos anos. Antes, 60% da sujeira era depositada por moradores de comunidades próximas. Hoje, a maior parte do lixo é jogada por ocupantes de veículos. Durante as férias, a situação se agrava, pois o aumento do fluxo de veículos gera também o aumento do volume de lixo nas rodovias, fazendo o número crescer em cerca de 20%.
Ciente desta situação, o Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes –DNIT (órgão do Ministério dos Transportes) e do Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Polícia Rodoviária Federal lançarão uma campanha de conscientização sobre a importância de não se sujar as rodovias brasileiras.
Objetivo de comunicação
A comunicação precisa mudar um hábito da população: os viajantes – motoristas e passageiros – devem ser conscientizados a não jogar lixo pela janela do veículo. Atualmente, o aumento do volume de lixo recolhido nas rodovias durante as férias é de 20%. A meta é fazer com que este aumento não seja maior do que 5%.
Com quem vamos falar?
O público desta campanha é bastante diverso, pois existem os profissionais que trafegam diariamente nas estradas (motoristas de caminhões, ônibus etc.), mas tem-se também as famílias que viajam no período de férias. Para facilitar o entendimento do público, será considerada uma família padrão na estrada: o pai, a mãe e seus filhos. Os públicos serão divididos em 3 subgrupos que deverão ser atingidos pela campanha:
1. Motoristas profissionais:
HH, +25 anos, classe CD. Neste grupo encontra-se um nível de escolaridade baixo, tendo no seu máximo o ensino médio completo. São motoristas de ônibus intermunicipais, motoristas de transportadoras de carga etc. São acostumados a passar a maior parte do dia nas rodovias.
2. Família - pais
Ambos os sexos, +30 anos, classe C. Em geral, a família que viaja pelas rodovias brasileiras pertence à classe C. Esta viagem de férias geralmente é planejada com certa antecedência e aguardada com muita expectativa pela família. Uma observação referente a este subgrupo é que são eles quem devem dar o exemplo para seus filhos (futuros condutores).
3. Família - crianças
Ambos os sexos, +5 anos, classe CD. Apesar de seguir o exemplo dos pais, as crianças podem se transformar em agentes fiscalizadores dos pais na viagem. Ao ser impactado pela comunicação, a criança persuadida da importância de não se jogar lixo nas rodovias não permitirá que seus pais o façam durante a viagem.
Insights
- Em uma viagem, a rodovia é a sua casa.
- Você deixa sua casa imunda?
Conceito Estratégico
Ao viajar, a rodovia se torna a sua casa. Mantenha ela limpa.
Mensagem
Não jogue lixo nas rodovias.
Justificativa
Além de sujar as rodovias, você aumenta o risco de acidentes, dificulta o escoamento da água e coloca animais em risco, pois eles são atraídos pelos restos de comida.
Peças
- Anúncio revista 1 página – padrão 20x26cm, cor. (Revistas: Veja, Isto É, Época, Placar, Playboy, Quatro Rodas)
- Mídia Exterior – painéis para as rodovias de maior movimento no país (podem ser sequenciais ou únicos). Serão utilizadas as seguintes rodovias:
- BR-116 Régis Bittencourt, (Fortaleza-CE até Jaguarão-RS);
- BR-381, Fernão Dias (São Mateus-ES até São Paulo-SP);
- BR-101, Translitorânea (Touros-RN até São José do Norte-RS);
- BR-153, Transbrasiliana (Marabá-PA até Aceguá-RS);
- BR-163, Cuiabá-Santarém (Santarém-PA até Tenente Portela-RS);
- BR-040, Rodovia Washington Luís (Brasília-DF até Rio de Janeiro-RJ);
- BR-364 (Rodrigues Alves-AC até Limeira-SP);
- Sacolinha de lixo para carro
- Panfleto informativo – 4/0 – formato livre (pode ter faca especial)
Mandatórios
Devem assinar o material:
- Polícia Rodoviária Federal;
- DNIT – Ministério dos Transportes;
- Ministério do Meio Ambiente;
- Governo Federal.
5 comentários:
Olá Liana! Legal isso do blog oferecer briefings para o pessoal que está montando portfólio. Estou fazendo o meu e peguei uns briefings passados pelos meus professores.
Gostaria de saber se vcs já fizeram algum briefing para roteiro de filme publicitário (eu já tenho um determinado briefing, mas queria ajuda mesmo quanto ao desenvolvimento da criação de um filme publicitário) Vcs tem algum exemplo de roteiro para filme publicitário feito?
Beijos!
só achei engraçado briefing já vir com um conceito, é o tipo q coisa q limita e poda a criação.
Gabriel, o briefing contém um conceito estratégico, não um conceito criativo. Como diretora de arte, não acho que poda ou limita a criação. Acho que o briefing em questão deixa muito bem focado o que é preciso ser feito. E a partir disso cria-se um conceito CRIATIVO de como será apresentada essa questão. Bom, minha opinião.
Lee a questão aqui é um briefing fora de agência, um briefing pra uma peça fantasma para depois colocarmos no portfolio, então o quanto mais aberto (sem estes conceitinhos de atendimento) melhor pro criativo que se envolverá neste ghost.
otmoooo
parabéns!!!
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